Ansiedade na terceira idade

Ansiedade na terceira idade: como identificar?

Ansiedade na terceira idade: como identificar?

No lar de idosos em Sorocaba, uma das preocupações com nossos idosos é a ansiedade. Afinal, é um sintoma muito comum nessa faixa de idade, ocasionado por uma série de alterações na rotina que ocorrem com a chegada da aposentadoria.

Nós trouxemos algumas informações úteis para quem tem idosos na família e deseja entender mais sobre a ansiedade na terceira idade. Com o intuito de garantir que você possa proporcionar qualidade de vida para seus familiares em idade mais avançada.

Causas da ansiedade na terceira idade

Existem diferentes causas para a ansiedade na terceira idade, nós listamos alguns pontos de atenção:

1.   Alteração no estilo de vida

A terceira idade é uma fase transformadora. Normalmente os filhos estão saindo de casa e os netos estão chegando, assim como a chegada da aposentadoria transforma a vida.

Portanto, é interessante para quem convive com o idoso entender que tantas transformações realmente tendem a abalar a saúde mental.

2.   Perdas

Conforme a idade avança, infelizmente é natural perdermos pessoas. A perda de amigos, familiares e pessoas queridas é dolorosa e naturalmente o idoso pode manifestar ansiedade. Por isso, é interessante ter o cuidado de oferecer suporte emocional quando o idoso passa por perdas.

3.   Insegurança financeira

A insegurança financeira é um problema comum entre os idosos brasileiros. Afinal, é comum que exista uma perda de receita quando o idoso se aposenta. Além disso, é uma fase em que normalmente ocorre um aumento de gastos com saúde.

Dito isso, é natural que a insegurança financeira seja um gatilho para que o idoso sofra com ansiedade.

4.     Solidão

A solidão é um problema comum durante a terceira idade. Na casa de repouso em Sorocaba, além da modalidade de lar, também oferecemos a creche para idosos. Dessa forma, eles passam o dia conosco e a solidão é um problema que passa a fazer parte do passado.

Afinal, conviver com pessoas da mesma idade, conversar e aproveitar atividades próprias para essa fase da vida é fundamental para ter qualidade de vida e bem-estar.

Quais são os sintomas da ansiedade em idosos?

Para que a família acompanhe, é importante observar a presença de sintomas de ansiedade no idoso, como é o caso de:

  • Dores de cabeça;
  • Sensação de aperto no peito;
  • Arritmias cardíacas;
  • Diarreia;
  • Tensão muscular;
  • Náusea;
  • Tremores;
  • Irritabilidade e nervosismo;
  • Expressas preocupação excessiva;
  • Depressão;
  • Preocupação com a segurança;
  • Pensamento obsessivo;
  • Dificuldade para dormir.

Cada pessoa apresenta um conjunto de sintomas que é único. Todavia, cabe a família observar o comportamento dos idosos para que possa oferecer auxílio caso o idoso esteja em sofrimento.

Como identificar a ansiedade?

Ao observar os comportamentos do idoso, é possível perceber se o idoso está sofrendo com ansiedade.

Aspecto que faz com que seja possível garantir que a família possa dar o suporte necessário para o idoso.

Justamente com o intuito de garantir que a família possa oferecer ajuda psicológica e possa fazer intervenções que ajudam a garantir a saúde mental do idoso.

Afinal, em alguns casos a família precisa fazer ajustes na rotina com o intuito de garantir que o idoso tenha um cotidiano que favoreça seu bem-estar e saúde mental. Como é o caso de recorrer a locais que favoreçam a socialização do idoso, por exemplo.

Conclusão

Infelizmente a ansiedade na terceira idade é um sintoma comum, que faz com que a qualidade de vida do idoso seja reduzida.

Na casa de repouso em Sorocaba temos equipe multidisciplinar para manter o cotidiano de nossos idosos saudável do ponto de vista físico e mental. A socialização é um outro componente de grande relevância para nossos idosos.

Entre em contato, conheça nosso ambiente e as soluções que oferecemos para o bem-estar de sua família.