A recomendação da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia é iniciar o acompanhamento com geriatra a partir dos 60 anos.
Geriatra é o médico especialista no processo do envelhecimento. A sua missão é cuidar da pessoa idosa através de uma visão ampla e individualizada, pautada na técnica e nas evidências científicas, sob o rigor da ética médica.
O Geriatra deve estar atento aos aspectos psicossociais do paciente, à unidade terapêutica paciente-família, às possibilidades de reabilitação e situações de fim de vida. Ele reconhece a importância de uma abordagem multiprofissional para se atingir todas essas demandas.
O Geriatra busca não só o controle de doenças, mas também a preservação da independência e autonomia do idoso, respeitando as reais possibilidades e limites de cada pessoa.
A periodicidade das consultas é individual e varia de acordo com a necessidade de cada paciente.
Acima de tudo, o Geriatra não nega o envelhecimento e não usa de meios para tentar evitá-lo, mas sim, reconhece o processo natural da vida e a importância de se buscar qualidade de vida e dignidade até a morte.
Sim…idealmente todo idoso deveria ser acompanhado por um Geriatra. A intensidade do vínculo geriatra-paciente-família cresce à medida que as demandas do envelhecimento aumentam.
Fonte: Folha